Análise de Negócios Baseado no Babok 3.0

Aprenda a conduzir uma análise de negócios estruturada utilizando técnicas mundialmente reconhecidas para entender necessidades e desenhar soluções de valor agregado.

Sobre o Treinamento

O curso “Analista de Negócios Baseado no Babok 3.0” tem como premissa capacitar os participantes a entender as necessidades, os problemas e oportunidades, a preparação e o estado organizacional, apresentando um método consistente para a elaboração do business case e um conjunto de atividades e técnicas para servir como elo entre as partes interessadas

Apresentamos no treinamento uma metodologia diferenciada para a melhoria de oportunidades de negócio, criação de novos produtos e recriação de produtos existentes, fundamentados no conhecimento e facilidade em lidar com os requisitos de negócio, abordando soluções complementares que permitem que a organização atinja suas metas.

Público Alvo

Público Alvo

Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Analista de Processos, Analista de Negócio, Analista de O&M, Auditores Internos, Membros envolvidos no processo de Implantação e/ou Manutenção de sistemas de gestão e Profissionais que almejam obter uma ampla formação que os habilite a atuar nos principais papéis e áreas de conhecimento da gestão de processos de negócios.

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

CARGA HORÁRIA: 16 horas

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.



Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado, temos em nosso quadro especialistas CBPP´s, CBAP´s, OCEB´s, PMP´s, PGMP´s, SCM´s, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional, auditores e especialistas dos temas abordados nos treinamentos.

Benefícios Para a Empresa

Benefícios Para a Empresa

  • Capacidade de medir realizações em relação às metas gerais, fornecendo uma imagem mais clara das metas e dos objetivos;
  • Alinhamento entre as áreas de negócios e a área de TI;
  • Obter recomendações de ações e soluções diversas, incluindo um projeto de desenvolvimento de um novo software, que satisfaça as necessidades do negócio;
  • Analisar estratégias de negócio, analisar processos de negócio, estruturar requisitos alinhados ao caso de negócio (business case).

Benefícios para o Participante

Benefícios para o Participante

  • Entender as competências de um Analista de Negócios;
  • Compreender as ferramentas para análise e melhoria dos processos do negócio;
  • Compreender os fundamentos do BABOK 3.0, guia de referência das melhores práticas;
  • Escrever um documento de requisitos entendido que é aprovável e aceitável
  • Validar um documento de requisitos.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DE NEGÓCIOS

  • Por que as empresas precisam do Analista de Negócio?
  • Principais problemas que afetam as organizações
  • Porque as empresas precisam de um profissional focado na solução de problemas
  • Onde atua o Analista de negócio
  • Perfis de Analista de Negócio

 

UNIDADE 2 – VISÃO GERAL DO GUIA BABOK® 3.0

 

  • O Guia de Referência de Análise de Negócio
  • O que é o BABok® 3.0?
  • Quem é o Analista de Negócio?
  • O que é Análise de Negócio?
  • Áreas de Conhecimento
  • Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócio
  • Elicitação e Colaboração
  • Gerenciamento do Ciclo de Vida de Requisitos
  • Análise da Estratégia
  • Análise de Requisitos e Definição de Design
  • Avaliação da Solução

UNIDADE 3 – COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS

  • Técnicas de Análise de Negócio
  • Termos Chaves de Análise de Negócio
  • Informação de Análise de Negócio
  • Design
  • Empresarial (Enterprise)
  • Organização
  • Plano
  • Requisitos
  • Risco 

UNIDADE 4 – FRAMEWORK BACCM DE ANÁLISE DE NEGÓCIO

  • Definição do Framework BACCM
  • BACCM (Business Analysis Core Concept Model)
  • Gerenciamento de Mudança
  • Gerenciamento de Necessidade
  • Design de Solução de Negócio
  • Gerenciamento de Partes Interessadas
  • Entrega de Valor
  • Contexto Organizacional

UNIDADE 5 – REQUISITOS

  • Definição de Requisitos
  • Esquema de classificação de requisitos
  • Requisitos de Negócio
  • Requisitos das Partes Interessadas
  • Requisitos da Solução
  • Requisitos Funcionais
  • Requisitos Não Funcionais
  • Requisitos de Transição
  • Requisitos e Design
  • Ciclo de Vida Design e Requisitos
  • Partes interessadas
  • Definição de Partes Interessadas
  • Gerenciamento das Partes Interessadas
  • Mapa das Partes Interessadas

UNIDADE 6 – PERSPECTIVAS

  • Definição de Perspectiva
  • Perspectivas
  • Ágil
  • BI (Business Intelligence)
  • TI (Tecnologia da informação)
  • Arquitetura de Negócio
  • BPM (Gestão de Processos de Negócio)

UNIDADE 7 – VISÕES DE NEGÓCIOS

  • O Que é Visão de Negócio
  • Linguagem de Negócio
  • Visão da Estratégia
  • Posicionamento da Empresa
  • Visão da Cadeia de Valor
  • Visão da Arquitetura Corporativa
  • Arquitetura de Negócio
  • Arquitetura de Tecnologia
  • Visão da Governança Corporativa
  • Gerenciamento de Partes Interessadas
  • Linguagem de Negócio

UNIDADE 8 – PRÁTICAS DE ANÁLISE DE NEGÓCIO

  • Design de Soluções de Negócio
  • Tipos de demanda de negócio: Necessidade, Oportunidade e Problema
  • Priorização de Demandas de Negócio
  • O que é uma solução de negócio?
  • Aplicação do Framework BACCM
  • Avaliação das Perspectivas
  • Ciclo de Vida Requisitos e Design
  • Modelagem do Escopo da Solução
  • Análise de Interfaces
  • Análise de Capacidade
  • Análise de Decisão
  • Design da Solução

UNIDADE 9 – DESENVOLVIMENTO DE BUSINESS CASE (CASE DE NEGÓCIO)

  • Por que fazer o Business Case
  • Business Case segundo o Guia BABok 3.0
  • Estabelecendo as fronteiras entre Business Case e o Projeto
  • Análise de Financeira (TIR, VPL e Payback)
  • Tipos de Investimentos: Capex e Opex
  • Exemplo de Business Case
  • Boas práticas para elaboração de Business Case
  • Estudo de Caso

UNIDADE 10 – DESENVOLVIMENTO BMC (BUSINESS MODEL CANVAS)

  • Desenvolvimento do Modelo de Negócio
  • Segmento de clientes
  • Proposta de valor
  • Canais
  • Relacionamento com clientes
  • Fontes de receitas
  • Recursos principais
  • Atividades chaves
  • Parceiros principais
  • Estrutura de custo
  • Verificação da consistência do Modelo de Negócio
  • Validação do Modelo de Negócio (Pivoteamento)
  • Customer Development Process
  • MVP (Produto Mínimo Viável)
  • Refinamento do Modelo de Negócio

Diferenciais

Diferenciais

  • Metodologia diferenciada baseada em exercícios de fixação;
  • Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
  • Condições especiais para grupos e treinamentos incompany;
  • Treinameto credenciado pelas principais entidades de certificação.

Turmas Disponíveis

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