ISO/IEC 20000 Foundation

A ISO/IEC 20000 fornece uma abordagem estruturada para gerenciar os processos de gerenciamento de serviços de TI para que os resultados dos serviços atendam às expectativas do cliente.

Sobre o Treinamento

O treinamento de “ISO/IEC 20000 FOUNDATION” tem como premissa fornecer aos participantes uma visão da publicação da norma ISO/IEC 20000, seus processos e requisitos regulatórios, as funcionalidades do gerenciamento de serviços, sua contribuição para a organização, e como eles são aplicados a Sistemas de Gerenciamento de Serviços de (SGS).

A norma garante que as organizações alcancem os referenciais (benchmarks) com base em evidências com objetivo de melhorar a prestação de serviços.

A norma ISO/IEC 20000 foi lançada em 2005 com base na estrutura de melhores práticas da biblioteca de infraestrutura de TI (ITIL®).

Público Alvo

Público Alvo

Gerentes de TI, CIO’s, Diretores, Equipes de Suporte de TI, Consultores de TI, Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Fornecedores de Serviço, Integradores de Serviço e Profissionais que almejam iniciar carreira em Gestão de TI.

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

CARGA HORÁRIA: 16 horas

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

 

Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado, certificado em diversas metodologias, temos em nosso quadro ITIL® Expert’s, ITIL® Managing´s Professionals, CGEIT’s, CRISk’s, Black Belt’s, auditores e implementadores de normas ISO’s, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas nacionais e multinacionais.

Benefícios para a Empresa

Benefícios para a Empresa

  • Fornece uma abordagem de melhoria e aprendizagem contínua dentro da organização, estabelecendo metas a serem alcançadas e mantidas, ocasionando melhoria contínua na qualidade dos serviços de TI, e aumentando a confiança da organização e do cliente no provedor de serviços e na sua capacidade de realizar as entregas;
  • Qualifica a organização para concentrar-se na implementação de soluções e processos eficientes afim de atender as necessidades do negócio e usuários para os quais a TI presta os serviços;
  • Melhora a produtividade dos funcionários, levando à redução dos custos de longo prazo e diminuindo o risco de ser incapaz de cumprir com os objetivos do negócio;
  • Permite que a organização avalie internamente e de acordo com a norma, seus processos e atividades, com o objetivo de identificar e implementar melhorias, fornecendo estrutura para que ela possa ser auditada de maneira independente.

Benefícios para o participante

Benefícios para o participante

  • Auxilia na avaliação e escopa para auditorias de certificações, como por exemplo outras normas como a ISO 9001, auxiliando na implementação de processos de melhoria contínua;
  • Fornece uma direção para planejamento de melhoria e implementação.
  • Fornece direção para:
    • Planejar e implementar os processos de Gestão de Serviços de TI;
    • Relatar os serviços de TI e as principais métricas dos processos de Gestão de Serviços de TI;
    • Programar e realizar revisões, avaliações e auditorias regulares;
    • Projetar uma melhoria contínua dos serviços

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI

  • Principais conceitos de gerenciamento de serviços de TI
  • Principais conceitos envolvendo a ISO/IEC 20000

UNIDADE 2 – O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇO (SGS)

  • Elementos críticos de um Sistema de Gerenciamento de Serviço
  • Principais conceitos do Sistema de Gerenciamento de Serviço

UNIDADE 3 – A OPERAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇO

  • Processos de portfólio de serviços (gerenciamento de catálogo de serviços, gerenciamento de ativos, gerenciamento de configuração)
  • Processos de relacionamento e acordo (gerenciamento de relações de negócio, gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de fornecedores)
  • Processos de oferta e demanda (orçamento e contabilização para serviços, gerenciamento de demanda, gerenciamento de capacidade)
  • Processos de desenho, construção e transição de serviços (gerenciamento de mudanças, gerenciamento de liberação e implantação)
  • Processos de resolução e cumprimento (gerenciamento de incidentes, gerenciamento de requisições de serviço, gerenciamento de problemas)
  • Processos de garantia de serviço (gerenciamento de disponibilidade de serviço, gerenciamento de continuidade de serviço, gerenciamento de segurança da informação)

UNIDADE 4 – PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE CERTIFICAÇÃO ISO/IEC 20000 FOUNDATION

Diferenciais

Diferenciais

  • Metodologia diferenciada baseada em exercícios de fixação;
  • Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
  • Condições especiais para grupos e treinamentos incompany;
  • Treinameto credenciado pelas principais entidades de certificação.

Turmas Disponíveis

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