Artigos

Voltar para Home do Blog

Como a ausência de governança pode aumentar os gastos com TI

Como a ausência de governança pode aumentar os gastos com TI

Preocupação crescente de empresas brasileiras com investimento em tecnologia ainda peca com falta de visão integrada

Os investimentos em TI corresponderam, em média, a 7,9% do faturamento líquido das empresas brasileiras em 2018, segundo a 30ª Pesquisa anual do uso de TI no Brasil, divulgada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada, da FGV EAESP. O volume investido foi maior no setor de serviços (11,2%), seguido da indústria (4,8%) e do comércio (3,7%).

Embora seja cada vez mais frequente a preocupação com a implantação de projetos ligados à inteligência analítica e ERP, muitas empresas ainda inflam gastos pela ausência de visão integrada sobre sistemas e infraestrutura. Estudos da TCP Latam, boutique de investimentos e gestão, apontam que, no varejo e na indústria, empresas podem reduzir de 30% a 50% dos custos referentes a pessoas e contratos de TI. Essa economia está diretamente ligada a projetos que contemplem governança e gestão de infraestrutura.

Para Ricardo Jacomassi, sócio da TCP Latam, as empresas localizadas no interior do Brasil tendem a apresentar maior grau de defasagem em relação à gestão de TI. Em sua visão, tal atraso se dá por três motivos:

  • Zona de Conforto: no interior do Brasil, a maioria das empresas não está exposta aos níveis de competição dos grandes centros;
  • Gestão não profissionalizada: em empresas familiares, perfil em que se enquadra a maioria dessas companhias, a gestão de TI não é considerada estratégica, mas acessória;
  • Cultural: acostumadas ao mesmo 'jeito' de operar, as companhias do interior costumam apresentar maior resistência às mudanças tecnológicas.

Alfredo Caran, Diretor de TI da TCP Latam, alerta que a falta governança e controle de contratos de TI, assim como falhas na integração de sistemas e redes, pode causar prejuízos importantes em setores como o varejo. Na indústria, um dos pontos mais sensíveis é ausência de um plano de manutenção preventiva para equipamentos e controle sistêmico das atividades industriais.

Análises da TCP Latam indicam ainda que a otimização dos investimentos depende de um acompanhamento constante das condições dos contratos vigentes e da infraestrutura utilizada. Em casos de sucesso, no varejo e na indústria, o time de TI da TCP Latam observa que, a partir da implementação de processos de governança, os custos com TI podem diminuir, em média, 50%.

Mariane Moreira Batista

Analista de Riscos e Conformidade de TI na Hypera Pharma S/A, bacharela em Ciência da Computação pela PUC Goiás e especialista em Tecnologias para Gestão de Negócios pela UFG. Possuo experiência nas áreas de Gestão de Riscos, Conformidade, Processos de TI, Continuidade do Negócio e Segurança da Informação.

Deixe seu Comentário

Assine nossa Newsletter

Conheça mais sobre os nossos serviços e fique por dentro das novidades

Você também pode se interessar