Assim como temos o G7, G20, BRICS etc., temos também agora, com citações cada vez mais frequentes, as FAANG.
Sigla utilizada para mencionar as empresas Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google, grupo de empresas que vêm, pouco a pouco, tornando-se, praticamente, as donas do mundo.
Segundo notícia de 2018, um dia ruim nas ações do Facebook chegou a fazê-la perder valor de mercado equivalente a todo o mercado acionário da Argentina e 2 vezes toda a economia do Uruguai, e isso porque estamos falando apenas das perdas de 1 dia.
E o que isso significa? Hoje vivemos uma aparente descentralização da informação, do aprendizado e do poder empreendedor.
O que parece ser um contrassenso se pensarmos que, no final das contas, quase todo o poder “parte de” ou “retorna para” as empresas deste grupo. Estaríamos, ainda assim, vivendo uma descentralização real do poder? Ou, no final das contas, um pequeno grupo é mais “o dono do mundo” do que nunca?
O que você pensa sobre este paradoxo?
Fábio Hideki Kawauchi
Consultor Especialista em Transformação Digital, Diretor Executivo da Renova Tecnologia, Processos e Trasnformação. Fomentador, facilitador e coautor do livro que deu origem a Explorers Game, Explorador de um mundo em transformação na rede dos Explorer.
Deixe seu Comentário