Artigos

Voltar para Home do Blog

Diferença entre Scrum Master e Product Owner

Diferença entre Scrum Master e Product Owner

Você sabe qual a diferença entre o Scrum Master e o Product Owner?

Não é novidade que o Scrum é o framework que mais cresce nas organizações, até pelo benefício de diminuir o “Time to Market”, aumentar a produtividade, responder às mudanças, bem como, a aprendizagem e melhoria em curto espaço de tempo.

Para tanto, você deve ter em mente que, para fazer isso funcionar, deveremos definir os papeis e responsabilidades deixando claro o que cada um faz.

Mas, fique atento pois quando você determina os papéis, muitos tendem a inflar seus egos, caindo no erro de achar que há alguma hierarquia.

Então, muita gente pensa que por exercer o papel de PO (Product Owner), tem o poder supremo, já que é o representante do cliente e tem a chave do cofre.

Não é bem assim pois o um PO de sucesso, “é o responsável por maximizar o valor do produto resultado do trabalho do Time de Desenvolvimento”, ou seja, ele deve garantir ao time o entendimento dos itens de backlog do produto no nível necessário.

Resumindo, suas decisões devem demonstrar uma visão de conteúdo e de priorização do Backlog do Produto, sem forçar o Time de Desenvolvimento a trabalhar em um diferente conjunto de requerimentos que não agregue valor.

E o Scrum Master? O que ele faz?

Seu principal papel é fazer com que todos entendam a teoria, as práticas, as regras e os valores do Scrum.

Atua como um líder servidor para o Time Scrum, apoiando e removendo impedimentos do dia-a-dia.

Digo a vocês que esse papel é o mais desafiador e exige certa preparação, pois se der tudo certo, ótimo, o SM vai ganhar os parabéns no “Kudo Box” (http://kudobox.co/), mas se algo sair errado é o primeiro a ser lembrado. Ele vai do céu ao inferno em fração de segundos, pois certamente será questionado: Onde o SM estava? Porque não se atentou a isso ou aquilo?

Esse papel também requer atenção, pois você não vai se transformar em SM, do dia para noite. Requer prática, persistência, aprendizado, psicologia, negociação e melhoria contínua em métodos e processos.

Espero que tenha ficado claro as diferenças e aguardamos você em uma de nossas turmas.

Segue o link do Scrum Guide: https://www.scrumalliance.org/learn-about-scrum/the-scrum-guide

Segue o link do Kudo Box: http://kudobox.co/

Valeu Galera!!!

Luiz Gimenez

Consultor em Gestão de Serviços de TI | Facilitador em Métodos Ágeis | Especialista em Desenho de Serviços

Executivo de Tecnologia da Informação & Consultor em Gestão de Serviços de TI e Agile Coach, com mais de 25 anos de experiência em Desenho e Operação de Serviços de TI, com forte atuação em clientes de médio e grande porte. Coach, atuando também com aconselhamento para profissionais em início de carreira.

Deixe seu Comentário

Assine nossa Newsletter

Conheça mais sobre os nossos serviços e fique por dentro das novidades

Você também pode se interessar